WebRadio

Central de Mídia

A obediência não salva


Gostou? Compartilhe!

25-09 TDR 999

TEMPO DE REFLETIR 999 – 25 de setembro de 2016

“Ninguém será justificado diante dEle por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Romanos 3:20).

Há uma coisa muito importante que a lei de Deus não pode fazer. Ela não nos salva. Paulo afirma que a função da lei não é justificar, mas mostrar-nos onde erramos. Como ele diz em Romanos 7:7: “Eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei”

Tiago 1:23 a 25 compara a lei com um espelho. Antes de sair para o trabalho cada manhã, me coloco em frente ao espelho para descobrir o que está certo e o que está errado com o rosto e os cabelos. O espelho me mostra que não estou preparado para me expor ao público, que tenho uma mancha no rosto e meus cabelos não estão bem penteados.

A função do espelho é destacar coisas que precisam melhorar. Conhecedor disso, utilizo o sabonete, a bucha e o pente. De nada me valerá esfregar o espelho no rosto para tirar a mancha, nem passar o espelho nos cabelos para penteá-los. O propósito do espelho é mostrar pontos que precisam melhorar.

Assim é com a lei de Deus. Quando comparo a minha pessoa com a lei, descubro que tenho problemas na vida. Mas a lei não pode corrigir esses problemas. Ela tem outra função: mostrar que sou um pecador. A lei destaca meus problemas e necessidades, mas não os soluciona ou satisfaz.

Paulo está correto em dizer que a lei de Deus é santa, justa e boa (Rm 7:12). Mas ele também está correto em dizer que “a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo” (1Tm 1:8).

A verdade assombrosa é que a lei pode ser usada adequadamente ou inadequadamente. Uma das maiores tentações da natureza humana é usar a lei de Deus de maneira ilegítima.

A lei não é uma escada para o Céu. Mas ela nos deixa cientes de nossa necessidade dessa escada. A transgressão da lei nos mostra que somos pecadores perdidos. Se a lei transgredida fosse tudo o que tivéssemos, seríamos os mais infelizes. Mas a lei aponta para além de si mesma, para Jesus e para a verdadeira solução para os nossos problemas.


-> Música: Ministério Jovem, “A Tua lei”
-> Locução: Amilton Menezes

Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9893-2056 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook