Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
A profecia que quero estudar agora com você está em Zacarias 2:8 – “Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: depois da glória ele me enviou as nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vos toca na menina do seu olho”.
Esta profecia foi feita em uma época que o povo judeu estava desanimado. Um grande grupo havia retornado do cativeiro em Babilônia, que durara 70 anos, porém não havia paz ou segurança. O povo vivia com medo e a reconstrução do templo e da cidade estavam parados.
Os povos vizinhos, com ciúme e também receio, enviavam à Babilônia relatórios mentirosos sobre as intenções do povo de Deus. Por isso, como já mencionei em programas anteriores, Deus enviou Zacarias para, através de suas profecias, animar e fortalecer a fé daqueles sofredores.
Nesse capítulo dois temos uma visão bem interessante. Zacarias vê um homem com um cordel de medir e pergunta o que e onde ele vai medir. “Vou medir Jerusalém”, é a resposta. O curioso é que imediatamente outro anjo aparece para dizer que não se preocupasse em medir Jerusalém, porque ela seria habitada como as aldeias sem muros, por causa da multidão dos homens e animais. E o mensageiro continua dizendo que nesta cidade o Senhor Deus seria um muro de fogo ao redor.
Eu quero chamar sua atenção para um detalhe: Deus mandou que o povo reconstruísse a cidade, porém não os deixaria sozinhos. Queria estar envolvido no projeto de re-erguimento da cidade e do templo.
Esta é uma preciosa lição que precisamos aprender. Quando Deus dá uma ordem, nunca deixa seus filhos sozinhos com os desafios. Dá a ordem e espera que seus liderados se envolvam com ela. Porém, mais confortador ainda é saber que Ele está ao lado, animando, motivando, auxiliando e tornando sonhos, aparentemente impossíveis, em realidade.
“Deus havia determinado que Jerusalém fosse reconstruída; a visão da medição da cidade era uma garantia de que Ele daria conforto e força aos seus filhos, e cumpriria para com eles as promessas do seu eterno concerto. Seu cuidado protetor, Ele havia declarado, seria como um muro de fogo ao redor; e por meio deles a sua glória seria revelada a todos os homens. Aquilo que Ele estava realizando por seu povo deveria ser conhecido em toda a terra. Exulta e canta de alegria, ó habitante de Sião, porque é o Santo de Israel no meio de ti” (Profetas e Reis, p. 581).
Depois de relembrarmos tudo isso, temos condições de entender com maior facilidade o texto de Zacarias 2:8 – “Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: depois da glória ele me enviou as nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vos toca na menina do seu olho”.
Todos nós sabemos que a menina do olho é uma das partes mais sensíveis de nosso corpo. Qualquer toque nela é o suficiente para que lágrimas apareçam imediatamente. Além de ser a parte mais sensível do corpo, é uma das mais importantes e de um valor inestimável para o seu dono.
O que Deus estava transmitindo ao seu povo, através de Zacarias, era um recado de muito amor e proteção. Qualquer que tocasse nos filhos dEle que estavam em Jerusalém, Ele sentiria.
Jesus Cristo, muitos anos depois de Zacarias, confirmou as palavras do profeta, dizendo: “Quem vos recebe, a Mim me recebe; e quem recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou” (Mateus 10:40).
�
Quero destacar aqui duas coisas importantes:
Primeira, se você se considera um cristão, e está fazendo alguém sofrer, saiba que você está também fazendo Jesus sofrer. Quando você prejudica alguém, fala mal de alguém, critica alguém, está fazendo tudo isto também a Jesus. Há pessoas que andam por aí dizendo que amam a Jesus, que são apaixonadas por Jesus, mas vivem uma vida inteira, ferindo e magoando os filhos de Jesus. Cristo disse que quem recebesse os seus discípulos O estariam recebendo também. Não há como separar. Pai e Filho são inseparáveis.
Segunda: se você está sofrendo neste momento alguma dor, sentindo alguma tristeza, está sendo prejudicado por alguém, saiba que Deus está sentindo com você. Ele não se esqueceu de você. Ele é um Pai que ama e fará de tudo para animar e levar você a alcançar os seus alvos e metas.
Amigo ouvinte, a mensagem profética que foi enviada a um povo que estava tomado pelo medo, duvida e incerteza, foi de encorajamento e da garantia da presença contínua de Deus. Zacarias levou a certeza da presença do Senhor ao seu povo.
Esta mesma certeza eu quero deixar com você neste momento. Nas suas lutas do dia a dia você não está só. Viva a sua vida, crendo que o seu sofrimento, a sua tristeza, também são de Jesus. Mas as suas alegrias também são as de Jesus. Quem tocar em você, toca em quem o criou.
Pense nisso e lembre-se da grande promessa: Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros, crede nos seus profetas e prosperareis.