Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
Prometer é muito fácil. E a maioria dos políticos é especialista nesse assunto. Enchem a população de esperança, especialmente em períodos eleitorais, e depois esquecem de tudo e de todos.
Jesus também fez algumas promessas importantes. Porém, nenhuma delas deixou de cumprir. E é justamente uma das promessas mais confortadoras da Bíblia que vamos estudar no programa de hoje.
Está em João 14:1-3 – “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E seu Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo para que onde Eu estiver estejais vós também”.
A casa do Pai “é uma bela figura para referir-se ao céu. A palavra que foi traduzida por casa, também pode ser traduzida por lar. Portanto Jesus estava voltando para o seu lar, e finalmente se permitiria a seus discípulos estarem com Ele” (S.D.A.B.C. vol.5, pg.1009).
Jesus também garante aos discípulos que na casa do Pai há muitas moradas ou aposentos, deixando bem claro que há lugar para todos. Ninguém precisará ficar de fora no reino dos céus.
A profecia feita aos discípulos era condicional: “Se eu for”. Esta era a condição. Em primeiro lugar, Ele tinha que voltar para a casa de Seu Pai, para depois retornar pela segunda vez e só então levar os salvos para o reino dos céus.
Perceba que Ele não está prometendo que quando uma pessoa morre, ela já vai para o céu, para a casa do Paicomo muitos ensinam. O reino dos céus está prometido para todos os crentes, mas no seu devido tempo. Na hora certa, Jesus vai voltar a segunda vez a então levará os que O escolheram como Salvador para a casa do Pai.
É comum ensinar-se por aí que se alguém foi uma boa pessoa enquanto viveu, fez boas obras de caridade, terá a garantia do paraíso. Isso, porém, não é ensino bíblico. Em nenhum lugar é dito que os bons, quando morrem, vão para os céus. O ensinamento bíblico diz que os mortos, sejam bons ou maus, vão para a sepultura e dormem o sono da morte. Este sono terá fim quando da volta de Jesus (João 11:11).
Eu não quero entristecer a ninguém, mas é exatamente isto o que a Bíblia diz sobre o tema da morte. Os nossos queridos que morreram não estão no céu. Eles estão no pó da terra e no devido tempo serão despertos por Jesus (I Coríntios 15: 52-55).
A garantia que temos de que esta profecia será cumprida plenamente, é que Jesus não está mais entre nós, como esteve com seus discípulos. Ele foi para a casa do Pai. A primeira parte da profecia já foi cumprida.
Assim, só falta o cumprimento da segunda parte. Ele não andará nas empoeiradas estradas da Palestina. Já cumpriu a missão para qual foi enviado. Ele não está mais aqui. Ele está na casa do Pai. A nossa grande expectativa é que Jesus volte logo, para que a profecia seja cumprida por completo e possamos estar com Ele na casa do Pai.
E quando isso vai acontecer? Quando Jesus voltará para o cumprimento final da profecia?
Mateus 24:36 tem a resposta claríssima de Jesus: “Porém a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai”. Então, não vá na conversa daqueles que marcam datas para o retorno de Jesus.
A Bíblia conta também como Jesus voltará. Em Atos 1:10 e 11 é dito que “há de vir assim como foi para o céu”. Ou seja, de forma corporal, visível, pessoal. Em Mateus 24:27 temos novamente as palavras de Jesus: “Porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra até ao Ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem”.
Portanto, não será uma vinda escondida ou secreta. “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho O verá, até mesmo os que O traspassaram” (Apocalipse 1:7).
Jesus veio primeira vez. Deu a vida na cruz do calvário. Ressuscitou e voltou para a casa do Pai. Resta apenas, então, essa última parte da profecia: vir para buscar os salvos de todos os tempos. Tanto os vivos quanto os que serão ressuscitados.
O que fazer enquanto isso? Há uma tarefa, uma missão a ser cumprida. Veja o que diz Apocalipse 14:6 e 7 – “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, tribo, língua e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque vinda é a hora do juízo. E adorai aquele que fez o céu, e o mar, e as fontes das águas”.
Anuncie e prepare-se para o encontro com Jesus. Creia nEle para estar seguro. Creia nos profetas dEle para prosperar.