WebRadio

Central de Mídia - WebRádio Maranatha

Reconcilie-se depressa!


Gostou? Compartilhe!

21-04 TDR 1207

TEMPO DE REFLETIR 1207 – 21 de abril de 2017

“Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo” (Mateus 5:25 e 26).

Nesses versos Jesus pinta novamente um quadro significativo com Suas palavras. Pode parecer estranho que Ele retrate dois adversários andando juntos para o tribunal. Isso seria algo realmente raro em uma cidade moderna, mas não em uma vila rural da Palestina.

Nessa passagem Jesus dá a cada um de nós um excelente conselho que, se for atendido, tornará nossa vida mais prazerosa. Há várias lições no texto.

A primeira delas é não deixar as coisas se inflamarem. Isso me faz lembrar de que na mão do meu avô faltava um dedo. Ele não nasceu desse jeito; mas ficou assim. Quando ainda jovem, entrou-lhe uma lasca de madeira no dedo. Foi muito doloroso e difícil de remover. Por isso, ele deixou que a natureza se encarregasse do processo de cura. In- felizmente, o dedo inchou e infeccionou. Um pouco do problema era de se esperar, mas no caso dele a infecção chegou a um ponto em que não podia mais ser controlada. Como resultado, ele perdeu o dedo.

Jesus está nos dizendo algo semelhante com respeito ao relacionamento humano. Muitas discussões que poderiam ser facilmente resolvidas logo de início, são deixadas a inflamar e deteriorar o relaciona- mento. Amargura gera amargura. É melhor buscar “sem demora” a restauração de um relacionamento prejudicado, mesmo que não estejamos em falta. Esse é um bom conselho tanto para famílias como para igrejas e comunidades. Acreditem ou não, as coisas podem ficar piores.

Logicamente, Jesus pode também estar sugerindo que devemos nos reconciliar e viver em paz com as pessoas, porque nunca sabemos quando será o fim da nossa vida terrena, ocasião em que será muito tarde para acertar qualquer questão.

Jesus nos aconselha a demonstrar consideração uns pelos outros, mesmo por aqueles que pensamos ser nossos adversários. Isso nem sempre é fácil, mas é cristianismo. Que Deus nos ajude para que cada um hoje possa acertar situações em que tenha ofendido a alguém ou em que outros o tenham ofendido.


-> Música: Melissa Barcelos, “Perdão, Senhor”
-> Locução: Amilton Menezes

Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir – Prefira, porém, o aplicativo MANAH, onde você terá todos os áudios à disposição.

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook