WebRadio

Central de Mídia - WebRádio Maranatha

Preserve a fé


Gostou? Compartilhe!

TEMPO DE REFLETIR 1263 – 16 de junho de 2017

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (II Timóteo 4:7).

Essas extraordinárias palavras de Paulo ganham maior sentido quando consideramos o contexto delas. Ele escreve em circunstâncias extremamente desfavoráveis. Em Roma, em seu último encarceramento, falta-lhe o mínimo conforto. O clima da execução paira no ar. No “corredor da morte”, ele examina sua trajetória desde seu chamado por Cristo e imortaliza seu testemunho final. As palavras são sublimes: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. Nada de incerto. Nenhuma dúvida. Nenhum desânimo ou ressentimento.

Observe ainda: “Demas […] me abandonou” (v. 10); “Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males”. E, falando da igreja em Roma, ele observa: “Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram” (v. 16). Demas é mencionado em duas outras cartas (Cl 4:14 e Fm 24), indicado como um cobreiro, alguém do círculo íntimo do apóstolo, mas que deserta, “amando o presente século”. Alexandre é mencionado noutro texto (1Tm 1:20). Um membro da igreja blasfemador, que “lhe causou grandes males”. Talvez tenha apresentado acusações contra o apóstolo perante o império, precipitando sua condenação. Pior ainda, dos irmãos de Roma, ninguém o assistiu. Na carta aos Romanos, no capítulo 16, 30 pessoas e seus familiares são mencionados por nome. Mas todas o abandonaram!

Paulo está escrevendo a um amigo, Timóteo, e faz referência a outro cobreiro, Marcos, indicando que Lucas permanecera ao seu lado (2Tm 4:11). O que Paulo está dizendo? Que você pode preservar a fé apesar daqueles que o desapontam. Apesar dos Demas, dos Alexandres e dos indiferentes. Paulo ainda está afirmando outra coisa: você pode manter a fé em comunhão com os Timóteos, os Marcos e os Lucas da igreja. Você há os viu em sua igreja?

Finalmente, observe os versos 17 e 18: “Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças […]. O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o Seu reino celestial”. Você pode preservar a fé, apesar daqueles que o desapontam. Mantenha-se em associação com aqueles que não o decepcionam. Acima de tudo, você pode preservar a fé por causa do Senhor Jesus Cristo. Sua graça o assistirá. Sua presença infalível o acompanhará. Ele derramará Seu poder sobre você e o protegerá até a entrada final em Seu reino.


-> Música: Dilson e Débora, “Cuidei de você”
-> Locução: Amilton Menezes

Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir – Prefira, porém, o aplicativo MANAH, onde você terá todos os áudios à disposição.

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook