WebRadio

Central de Mídia - WebRádio Maranatha

Dicas de Locução


Gostou? Compartilhe!

:: Atente para algumas dicas gerais sobre locução, que irão ajudar no seu dia a dia:

:: A primeira delas é ouvir bastante o rádio. Seja um bom ouvinte. Quanto mais se ouve, mais se conhece, mais se aprende.

:: Busque incansavelmente bom conteúdo. Melhor do que a voz é o que se fala, seu conteúdo.

:: Fale para uma pessoa particular, não para todos os ouvintes: “agora a hora certa para VOCÊ não perder seu compromisso…”, “e agora a previsão do tempo para VOCÊ se prevenir…”. E não assim: “e agora a previsão do tempo para vocês.”

:: Cuide com a entonação. Por exemplo: “Ele vem… Ele vem?”

:: Na comunicação geral, seja soft, fale sorrindo, com simpatia, não de maneira austera ou autoritária. Seja, sobretudo entusiasta. Muito entusiasmo!

:: Amarre o ouvinte na programação: – Daqui a pouco você vai ouvir esta música (e exibe um pedaço da música); – Logo após os comerciais, você vai ouvir Fulano de tal – um programa especial que você conhece; – Em seguida, estará chegando aquele seu programa esperado…; – Daqui a pouco uma dica de saúde…

:: Nunca tente copiar uma pessoa. Preste atenção em todos e forme o seu estilo. Não force sua natureza para copiar o estilo de outra pessoa.

:: Leia bem o texto antes de apresentá-lo no ar. Cuide com a pronúncia de nomes, numerais e já saiba onde parar para respirar. Fale o texto. Não dê a impressão de leitura.

:: Não leia o texto com pressa. Procure finalizar as frases com reservas de ar. Seja cortês e respeite o ouvinte ao falar.

:: Mantenha-se sempre bem informado. Saiba o que está acontecendo: dia do que é hoje, como se pronuncia o nome que está sendo manchete na mídia do momento…

:: Não faça comentários sem autorização, muito menos se não tiver conhecimento.

:: Seja organizado no estúdio.

:: Cuide para não deixar o microfone aberto em momentos inoportunos.

:: Sempre anuncie e desanuncie um programa dizendo quando ele volta.

:: Na troca de locutores, conversas amistosas, mencione o nome do locutor, preparar previamente com descontração. Não fale coisas negativas, não ofenda ao colega e evite falar sobre o tempo.

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook